Time do campeonato brasileiro pode fechar as portas

O Rio Claro Basquete vive uma grande indefinição quanto a seu futuro às vésperas do início da próxima temporada do basquete brasileiro, com as disputas do Campeonato Paulista e NBB-16 pela frente. No último ano, a equipe se deparou com as dificuldades de encontrar patrocinadores para ajudar a custear o time, o que fez com que a equipe tivesse um dos menores investimentos.

E os últimos episódios em torno do NBB complicou ainda mais o futuro do Rio Claro. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) retirou na última semana a chancela das competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), como o NBB, por exemplo.

Com a retirada da chancela da confederação, a liga pode manter sua existência e continuar a organizar competições, mas deixa de ser o torneio oficial e classificatório para competições internacionais.

“Informamos que não é mais competição oficial do sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como NBB ou LDB”, diz a nota da CBB.

E os 20 times do NBB garantiram participação na competição, com o intuito de ajudar no desenvolvimento do torneio.

“A Liga Nacional de Basquete faz parte do Sistema Nacional do Desporto, conforme garantido na Lei Pelé, bem como na nova Lei Geral do Esporte. Esta última, inclusive, amplia os direitos das Ligas no Brasil. Desta forma, a legalidade e a independência da Liga são reforçadas, fazendo com que nosso modelo de gestão esteja cada vez mais próximo ao de entidades como a NBA e a Euroliga de Basquete, referências mundiais da modalidade. O cronograma da próxima temporada se mantém inalterado, incluindo o NBB, Copa Super 8, LDB, Torneio Interligas (Adulto e Sub-22) e o Jogo das Estrelas, este que é hoje o maior evento de entretenimento esportivo do Brasil. O NBB é um campeonato consolidado, que terá sua 16ª edição a partir de outubro de 2023 e, através dele, seus clubes reafirmam sempre o respeito a toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol brasileiro”.

Futuro do Rio Claro Basquete

Em meio a indefinição de seu futuro, a equipe dever participar do Campeonato Paulista. Mas, por outro, sua participação no NBB já parece bem mais complicada, uma vez que é necessária a comprovação em caixa de R$ 1,5 milhão, dinheiro que seria usado para o custeio da temporada.