Título conquistado por Kamilla Cardoso foi o primeiro dela nos Estados Unidos?
Kamilla Cardoso conquistou com a equipe da Universidade da South Carolina, no último domingo (7), o título da NCAA, ao bater a Universidade de Iowa por 87 a 75. Esse foi o segundo título da brasileira em solo americano.
Na final da atual temporada, a pivô teve participação determinante. Com um duplo-duplo de 15 pontos, 17 rebotes e três tocos, Kamila conduziu a SCG para a virada após ir para o intervalo em desvantagem.
A brasileira ajudou a equipe a abrir uma vantagem de 68 a 59 no terceiro período. No final, mesmo com o clima bastante tenso em quadra, Kamila soube manter a calma e com pontos determinantes, manteve a South Carolina a frente no marcador.
Por fim, como dito anteriormente, foi a segunda conquista de Kamila Cardoso na NCAA, a principal liga de basquete universitário dos Estados Unidos. Já a South Carolina ergueu o terceiro troféu.
Em contrapartida, a Universidade de Iowa, que tinha Caitlin Clark como principal jogadora, segue sem títulos da competição. A atleta, que é considerada por muitos uma das principais promessas do basquete feminino, anotou 30 pontos e terminou como cestinha do duelo.
Agora, tanto Kamila, quanto Caitlin vão participar o Draft da WNBA, que é a principal competição de basquete feminino dos EUA. A brasileira está cotada para ser a quarta escolha, enquanto a norte-americana, a primeira.
“Gostaria de agradecer à minha família pelo sacrifício de deixar uma garota de 14 anos atravessar o mundo para ir atrás dos seus sonhos e por seu amor e apoio incondicionais. Às minhas companheiras de equipe, que considero minhas irmãs, essa jornada foi algo de que vou me lembrar para o resto da vida. Juntas, fizemos coisas incríveis e criamos um vínculo que ninguém pode tirar de nós. Às minhas técnicas, sua orientação, mentoria e apoio inabalável foram fundamentais para me moldar como jogador e como pessoa. Sou eternamente grata pelo impacto que vocês tiveram em minha vida”, disse Kamilla ao confirmar a participação no draft.
Foto destaque: Steph Chambers.