Trae Young substituirá Stephen Curry no Warriors?
Desde antes de ser draftado, Trae Young já vinha sendo comparado a Stephen Curry. Agora, com alguns anos de experiência na liga, tanto fãs como analistas têm percebido as diferenças e semelhanças entre os dois jogadores. Segundo o ala do Atlanta Hawks, John Collins, Young é bem melhor que Curry em duas áreas: criação de jogadas e pontuação em isolamento.
“Agora, o Trae definitivamente se colocou em sua própria categoria”, disse Collins. “Eu posso dizer com certeza que ele é um criador de jogadas bem melhor que o Steph e um melhor pontuador em isolamento, certo? Mas, obviamente, há coisas diferentes que ele faz melhor e o Steph faz melhor. Eu só acho que, neste ponto da liga, eles têm semelhanças nos ‘uau’s e ‘ah’s quando acertam uma cesta de três louca ou driblam alguém. Eu posso dizer que eles são semelhantes nesse aspecto.”
Estatísticas confirmam avaliação de Collins sobre Curry e Young
As estatísticas corroboram a observação de Collins sobre a comparação entre os dois jogadores. Na temporada regular, Trae Young alcançou em média 10,2 assistências por jogo, enquanto Curry obteve 6,3. Já em termos de pontuação em isolamento, Young marcou em média 3,2 pontos, e Curry, 1,7 pontos por jogo.
Obviamente, não se pode analisar apenas as estatísticas para avaliar o desempenho dos jogadores. Nada se compara a assistí-los jogando em conjunto com seus companheiros de equipe. Seja como for, podemos afirmar que Young cresceu como um jogador único. Ficaram para trás os dias em que analistas e fãs o consideravam como a segunda vinda de Curry.
Infelizmente para Young, é pouco provável que fãs e analistas aceitem as afirmações de Collins colocando-o acima de Curry. Afinal, Young ainda não tem um título da NBA, enquanto Curry já possui quatro. Nessa era em que um campeonato da NBA parece definir a habilidade e o legado de um jogador, Young sempre ficará atrás de alguém com mais anéis do que ele.
Tudo é uma questão de tempo e espera neste momento. Os Hawks conseguiram uma vaga nos playoffs através do play-in, o que não é necessariamente um bom sinal. Na primeira rodada, foram eliminados em seis jogos.
Para ser justo com os Hawks, eles nomearam Quinn Snyder como seu novo técnico em fevereiro. Teremos que esperar até a próxima temporada para ver se Snyder consegue levar os Hawks e Young a uma boa campanha nos playoffs.
Trae Young no Warriors?
Como Stephen Curry está com 35 anos de idade, muitos já pensam em como um dia o Warriors poderá superar a sua futura aposentadoria e então um substituto a altura vem como resposta. Logo, Trae Young que tem sido comparado ao astro do GSW poderia ser uma opção viável.