Treta entre NBB e CBB vai ser resolvida pela FIBA
Como sabemos, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) retirou a chancela do Novo Basquete Brasil (NBB), principal torneio brasileiro de clubes de basquete, e isso fez com que se gerasse um problema muito grande. O racha no basquete brasileiro entre a CBB e a Liga Nacional vem desde o ano passado e explodiu este ano.
Mas agora, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) está disposta a intervir para resolver a situação da melhor forma possível, já que nenhuma das partes entra em um acordo. A notícia já havia sido antecipada pelos portais ‘O Globo’ e ‘Jumper Brasil’. Mas até o momento, nem a CBB nem a LNB receberam algo que indicasse uma solução, então o caso segue indefinido.
Vale lembrar que o NBB 16, que é o maior campeonato da história do basquete brasileiro em relação ao número de equipes participantes (19 no total), já começou oficialmente no último dia 20 de outubro.
Como começou o racha entre a CBB e a LNB?
No ano passado, houve um dilema na escolha de um dos representantes brasileiros para a disputa do Campeonato Sul-Americano de 2021. A CBB, que tem o seu próprio Campeonato Brasileiro, queria enviar uma equipe da sua competição, enquanto que a LNB estava disposta a mandar apenas equipes classificadas pelo NBB.
O Novo Basquete Brasil é o principal campeonato de clubes do país há mais de 15 anos, mas a Confederação tinha o desejo de enviar a Liga Sorocabana, clube do interior paulista que disputa o Campeonato Brasileiro da CBB, para disputar o Sul-Americano.
A LNB não gostou do que viu e, como ainda possuía a chancela da competição e vendo a insistência da Confederação em enviar um participante próprio para a competicão, resolveu entrar na justiça pra reivindicar os seus direitos.