URGENTE: Alerta para quem tem conta no Nubank em 2025

Clientes do Nubank precisam ficar atentos a uma nova tentativa de golpe que circula pelas redes sociais. Vídeos falsos afirmam que o banco estaria pagando indenizações de até 10 salários mínimos. As imagens utilizam tecnologia de inteligência artificial para simular reportagens e declarações de figuras públicas, com o objetivo de enganar usuários e levá-los a fornecer dados pessoais.

Um dos vídeos mais compartilhados utiliza a imagem do deputado federal Nikolas Ferreira. A análise da plataforma Hive Moderation identificou que 99% do áudio foi gerado artificialmente. Outro material analisado apresenta 99,9% de conteúdo manipulado, incluindo imagens e voz. As produções mesclam cenas de diferentes emissoras, como Globo e Record, criando reportagens falsas para dar veracidade ao conteúdo.

As publicações direcionam os usuários a um site fraudulento que imita o visual do Nubank. Essa página solicita dados como CPF e simula um valor a receber. Em seguida, o usuário é instruído a pagar uma taxa para liberar o suposto benefício. O golpe visa obter informações confidenciais e realizar cobranças indevidas.

O Nubank respondeu oficialmente por meio de comunicado. O banco negou a existência de qualquer tipo de indenização e reforçou que não solicita pagamento para liberar valores. Em seu blog, a instituição publicou orientações para ajudar os clientes a identificar e evitar fraudes.

Como proteger-se de golpes no Nubank?

Para se proteger, o usuário deve verificar todas as informações diretamente nos canais oficiais do Nubank. É importante desconfiar de promessas de dinheiro fácil e nunca fornecer dados pessoais em sites não verificados. Golpes desse tipo vêm se tornando mais sofisticados com o uso da inteligência artificial e exigem atenção redobrada.

A recomendação é não clicar em links suspeitos, não realizar pagamentos sem confirmação e denunciar conteúdos falsos às plataformas e autoridades competentes. O Nubank reforça que qualquer benefício, comunicado ou mudança será sempre informado de forma oficial, por seus próprios canais de atendimento.