Vila Nova ganhou do Real Madrid no Mundial de Clubes
Vila Nova x Real Madrid certamente é um confronto que os torcedores nunca imaginariam que já tivesse acontecido, certo? Pois o encontro entre o gigante espanhol e a equipe brasileira já foi real (sem trocadilhos). Na década de 70, o Vila Nova era uma das principais equipes de basquete do cenário brasileiro, tendo inclusive conquistado diversos títulos, como o NBB (antiga Taça Brasil) e o Sul-Americano.
Foi esta última conquista que rendeu à equipe brasileira uma vaga no Mundial de Basquete de 1974. A equipe que naquela época contava com diversos nomes, inclusive de jogadores que se destacavam na seleção brasileira, não fez feio no Mundial de Clubes daquela época. O Vila Nova foi ao México e jogou contra poderosas equipes mundiais.
A equipe entrou na disputa junto com equipes espalhadas por todo o mundo: além do Real Madrid e do Vila Nova, estavam na disputa o Verese, da Itália; o Dorados e o Panteras de Aguaascalientes, representantes do país sede; e o Maryland Terrapins, dos Estados Unidos.
Campanha do Vila Nova na competição
O time brasileiro disputou cinco jogos, tendo enfrentado todas as equipes participantes da competição. Foram três vitórias e a que mais chamou a atenção foi que os brasileiros venceram ninguém menos que o Real Madrid, todo poderoso que atualmente é o maior vencedor do torneio, com 5 conquistas. Naquela ocasião, o placar foi apertado e diferença de apenas um ponto: 72 a 71 para os brasileiros.
Além desta, o Vila Nova venceu as duas equipes mexicanas. Contra o Dorados, placar de 87 a 81. Já contra o Panteras, a vitória foi bem mais elástica: 82 a 54. O Vila Nova chegaria às semifinais e fez um jogo parelho contra o Varese, mas a equipe italiana se sobressaiu com um placar de 67 a 63, deixando a equipe brasileira na terceira colocação da competição. O Maryland se sagraria campeão.
O Brasil conseguiu vencer a competição por três oportunidades. O Flamengo detém duas conquistas (2014 e a mais recente delas em 2022), além de um vice em 2019. Já o outro campeão brasileiro é o Sírio, que venceu o Mundial de Clubes em 1979.