Vladimir Putin não para suas articulações e interfere até na NBA
Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, é um dos chefes de Estado mais polêmicos do Mundo. Suas medidas provocaram inclusive uma guerra com a Ucrânia, que iniciou no ano passado e ainda persiste até os dias atuais. Mas uma articulação realizada pelo presidente russo fez com que sobrasse até para a NBA.
Isso porque, ao que tudo indica, Putin teria tido interferência direta no processo de venda do Brooklyn Nets, em 2019. Mikhail Prokhorov, empresário russo, teria vendido a sua parte do clube da NBA para outro bilionário, o taiwanês Joe Tsai, apenas seguindo ordens de Putin. O negócio girou em torno de US$ 3,4 bilhões (algo em torno de R$ 17,5 bilhões).
As informações do “New York Post” dão conta de que Prokhorov teria vendido o time do Leste a contragosto, apenas para satisfazer o desejo do mandatário russo, que ordenou que o empresário se desfizesse de todos os seus bens na Europa e nos Estados Unidos, incluindo a posse do time norte-americano.
Tudo não teria passado de um “teste de fidelidade” promovido por Vladimir Putin
Putin não é nenhum João Kléber, mas sabia muito bem o que ele queria: testar a fidelidade do empresário russo para com ele. Parece que esse é um hábito do presidente russo, que costuma fazer o experimento com outros empresários conterrâneos apenas para saber se estes estão do lado dos interesses de Putin ou caminhando na contramão deles.
A “fidelidade” não é colocada à prova em todas as posses, afinal, os empresário precisam ter algo em mãos que os passem segurança e para prevenir em possíveis emergências. O “New York Post” afirmou ainda que Putin estava agindo desde 2016 nessa missão de testar a fidelidade do empresário russo. Naquela época, o país estava sofrendo pressões internacionais e Putin queria saber em quem ele poderia confiar.