Você sabia? Botafogo já foi campeão da Sul-Americana

O Botafogo já teve, ao longo de toda a sua história, diversas conquistas, que deixam o torcedor do Glorioso bem orgulhoso. Mas você sabia que a equipe carioca já conquistou o título de campeão da Sul-Americana? E essa conquista veio contra um grande adversário: o Corinthians. Vem entender melhor essa história!

O título de campeão sul-americano do Botafogo veio em 2019, nas quadras de basquete. A equipe começou a fase de grupos da competição com vitórias contra o Nacional do Uruguai e o BB de San Andrés da Colômbia. Os brasileiros perderam o último confronto para o  Salta Basket, equipe argentina. Mas as duas vitórias foram suficientes para o Fogão passar de fase.

Botafogo campeão da Sul-Americana
Elenco do Botafogo campeão da Sul-Americana

O Corinthians, por sua vez, venceu os três adversários do seu grupo: o Las Ánimas de Valdívia, do Chile, o Defensor Sporting do Uruguai e o Ferro Carril Oeste, da Argentina. Com uma fase de grupos impecável e invicta, o Timão passou para a próxima fase em primeiro.

Segunda fase e finais da Copa Sul-Americana de Basquete

Nessa etapa da competição, era exigido que as equipes tivessem um desempenho perfeito, já que apenas o primeiro colocado de cada um dos grupos se classificaria para a grande final da competição. E foi o que aconteceu com o Botafogo e com o Corinthians. Os 100% de aproveitamento qualificaram cariocas e paulistas como os grandes finalistas da competição, que seria decidida em uma melhor de três partidas.

No primeiro jogo, o Corinthians venceu por 88×74. Assim, bastava mais uma vitória no segundo jogo para que o título fosse corintiano. Mas o Botafogo não se deu por vencido e igualou a série em 1 a 1 após vencer a segunda partida por 74×64. Coube ao terceiro jogo consagrar os grandes campeões. A BotafogoTV postou um compilado com os melhores momentos daquela conquista.

E em uma atuação de gala, o Botafogo venceu a partida de forma disputada, por 74×70, virando a série para 2×1 e se tornando o campeão da Copa Sul-Americana de 2019. No ano seguinte, o time carioca ficou inativo, não participando das competições brasileiras e internacionais. Mas agora, o Botafogo está mais do que confirmado para a disputa do próximo NBB, depois de três anos de ausência.