Warriors pode conseguir Joel Embiid em um brilhante negócio

Mesmo com a idade avançada de seus astros, o Golden State Warriors ainda é considerado um dos grandes favoritos para a próxima temporada da NBA. Com um esquema de jogo muito sólido e peças de elite, a equipe continua apresentando um desempenho fora da média no melhor basquete do mundo.

Apesar disso, alguns analistas acreditam que a diretoria da franquia ainda precisa ir em busca de mais uma estrela, para entrarem de vez na briga pelo título da NBA. Sendo assim, o colunista Lee Tran, do Fadeaway World sugeriu um negócio bombástico, que mudaria o patamar da equipe comandada por Steve Kerr.

No cenário proposto por Tran, o Golden State Warriors adicionaria o MVP da última temporada, Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, em troca de Andrew Wiggins, Jonathan Kuminga, Kevon Looney, Gary Payton II, uma escolha de primeira rodada de 2027 e uma escolha de primeira rodada de 2029.

Com médias de 33,1 pontos, 10,2 rebotes e 4,2 assistências, o pivô vem de sua melhor temporada na carreira e faturou o MVP de maneira bastante merecida. Apesar de sua campanha histórica, o 76ers foi eliminado na primeira rodada dos playoffs, após derrota por 4 a 3 na série contra o Boston Celtics.

Uma possível adição de Embiid tornaria o Golden State Warriors em uma equipe mortal, nos dois lados da quadra. Mesmo com o sucesso do time nos últimos anos, o esquema proposto por Kerr costuma ser bastante dependente de arremessos, o que poderia ser minimizado com a presença de Embiid no garrafão.

Na última temporada, por exemplo, o Warriors acabou eliminado para o Lakers, em uma série muito abaixo de Klay Thompson, que teve atuações inconsistentes. Desta maneira, a equipe ganharia mais uma opção ofensiva e tiraria um pouco da pressão de seus principais jogadores.

Apesar das boas atuações defensivas de Kevon Looney, um garrafão formado por Embiid e Draymond Green também seria infernal para os adversários na fase defensiva do jogo. Constantemente eleito para os times ideais de defesa da liga, o camaronês é considerado um atleta de elite também nesta parte de seu jogo.

E o 76ers?

Vindo de temporadas decepcionantes, o Philadelphia 76ers ainda sofreu mais um duro golpe nesta offseason com o pedido de troca por parte de James Harden. Insatisfeito no time, o astro deseja atuar em outro lugar, na próxima temporada. Sem o ala-armador, dificilmente a equipe será competitiva suficiente para brigar pelo título.

Vendo por este lado, talvez seja melhor trocar o MVP, que possui um alto valor de mercado no momento e dar o pontapé inicial no processo de reconstrução. A proposta sugerida oferece um bom valor jovem em Kuminga, além de jogadores com potencial de troca, que poderiam gerar novas escolhas de Draft para a franquia, em Wiggins, Payton e Looney.

Por fim, vale destacar que o Philadelphia 76ers não demonstrou que pretende iniciar mais um processo de reconstrução e vem buscando uma oferta vantajosa por Harden, numa clara demonstração de que ainda acredita no seu núcleo. Além disso, a diretoria acertou a chegada do técnico Nick Nurse, que foi campeão da NBA em 2019, com o Toronto Raptors.