Warriors quebra a banca e está a uma assinatura de contratar brasileiro
O Golden State Warriors poderá, em breve, recolocar o Brasil na NBA. Isso porque de acordo com a ESPN dos Estados Unidos, a franquia está bem próxima de assinar um contrato de três anos com o brasileiro Gui Santos.
O jovem ala de apenas 21 anos foi a 55ª escolha do Draft de 2022 da franquia californiana e está atuando pelo Santa Cruz Warriors, equipe afiliada do time de Stephen Curry que atualmente disputa a G League, conhecida como a Liga de Desenvolvimento da NBA.

Gui Santos foi um dos representantes da seleção brasileira na disputa do último Mundial de Basquete, disputado recentemente na Indonésia, Japão e Filipinas. A campanha brasileira não foi das melhores, já que o Brasil acabou sendo eliminado na segunda fase da competição e terá que disputar um torneio Pré-Olímpico em busca de uma vaga para Paris 2024.
Caso seja aproveitado nos Warriors, Gui trará o Brasil novamente para a NBA
Gui Santos agora é a principal esperança do torcedor brasileiro de ter um representante do nosso país disputando a principal liga de clubes do mundo. Ele foi o 16° brasileiro a ser selecionado em um Draft da NBA e compõe uma seleta lista que tem grandes nomes como Nenê, Leandrinho e Anderson Varejão.
A Temporada 2023/2024 foi a primeira que iniciou sem um jogador brasileiro em qualquer uma das 30 franquias da NBA. Isso não acontecia desde 2002, quando o pivô Nenê foi selecionado pelo New York Knicks mas acabou sendo aproveitado pelo Denver Nuggets.
O último atleta brasileiro que esteve na NBA foi o armador Raul Neto, o Raulzinho. Ele esteve no Cleveland Cavaliers até o final da última temporada, mas acabou sendo negociado para o Fenerbahce, da Turquia.